terça-feira, 30 de novembro de 2010

Idade dos porquês - Já?!?

Tenho este post agendado há um mês, mas ainda não tinha tido oportunidade de o publicar, mas de agora não passa.
Como podem ler pelo título, a Beatriz esta na fase dos porquês, começou na última semana de Outubro e mantêm-se. Eu na altura pensei que era impressão minha pois uma colega, que tem um filho com 4 anos, tinha estado a contar-me que o filho agora pergunta porquê a tudo. Mas não foi impressão e todos reparamos nisso. Portanto, desde de Outubro que qualquer coisa que lhe digamos é contraposto com um porquê?
Eu -Beatriz vem para a mesa comer?
Bé - Porquê?
Eu - Porque tens de jantar.
Bé - Porquê?
Eu - Para ficares forte.
Bé - Porquê?
Eu - Para poderes brincar com os outros meninos e passearmos muito.
Bé - Porquê?
Eu - Ó mulherinha senta-te e come (e ao mesmo tempo sento-a e dou-lhe logo uma garfada, para acabar com os porquês, lol)

Já adoptei também outra estratégia:
Bé - Mamã, vamos para o meu quarto brincar.
Eu - Porquê?
Na primeira vez ficou muito espantada a olhar para mim, agora ri-se!

A desenhar

Ontem à noite estavamos as duas em casa, cada uma nas suas actividades, ela a brincar e eu a arrumar, quando ela vem ter comigo e me mostra um desenho que tinha feito, fiquei tão admirada que lhe dei algumas folhas para fazer mais desenhos e realmente confirmasse, a minha filha já sabe desenhar bonecos com olhos, boca, nariz, corpo, braços e mãos, pernas e pés, e alguns com cabelo. Este foi o primeiro desenho que ela fez e segundo a Bé, desenhou a mamã!

Gostei tanto que decidi colocar o desenho no frigorifico, e a Beatriz gostou tanto que decidiu ir fazer mais desenhos e coloca-los todos no frigorifico!

E o resto do fim de semana

Depois de sairmos do Musical do Panda fomos almoçar à beira rio, num restaurante onde para além de almoçarmos, a Beatriz também fez uma pizza. Estava encantada, pois adora cozinhar e pôr a mão na massa

E foi assim que ficou a pizza que a Bé fez

Teve direito a diploma e tudo

e a um chapéu com flores e uma espada, tudo feito com balões

E como o sol brilhava e não estava exageradamente frio ainda demos por ali um passeio
No sábado fomos à natação e a professora já colocou a Beatriz na aula dos mais velhos, pois apesar de estar estipulado que só aos 3 anos passam para esta classe a professora acha que ela já esta muito desenvolvida para estar ainda junto dos mais pequeninos. A Bé adorou estar junto dos outros meninos e a fazer as coisas sozinha, sem o papá ou a mamã por perto, pois nesta aula já vão sozinhos para dentro de água.
Ao fim do dia ainda fomos à Aldeia Natal do Allegro onde a Beatriz escreveu uma carta ao Pai Natal e foi coloca-la na árvore