quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

2 semanas de bebé

Hoje faz 2 semanas que a Beatriz nasceu, e têm sido duas semanas de alegria e felicidade.

A Beatriz é uma bebé bastante calma, o único motivo que a faz chorar é se tem fome. Neste caso, enquanto não tiver a barriguinha cheia não descansa. E tenho de ser rápida a dar-lhe a mamoca pois não a consigo enganar muito tempo com a chucha, pois assim que percebe que dali não corre leitinho, deita-a fora e ainda chora mais. Depois de bem "atestada", mesmo que não durma fica quietinha.

Se tiver a fralda suja não chora, por isso tenho de ter muita atenção e ir verificar constantemente a fralda para que não fique assada, coisa que até agora não aconteceu. Andou uns dias com dificuldade em evacuar, e a médica disse que está relacionado com o facto de eu agora dar de mamar com os bicos de silicone, que deixam entrar mais ar, mas agora já está a normalizar e já vai fazendo sem ser necessário fazer massagens ou estimular.

Passei a amamentar com bicos de silicone pois fiquei com os mamilos todos gretados desde a primeira noite na maternidade. Nessa noite a Beatriz só estava bem a mamar (só de madrugada é que adormeceu), e como eu achei isso muito estranho fui perguntar a uma enfermeira que me disse para lhe dar maminha sempre que ela quisesse, mas que já estivesse cansada que lhe davam o suplemento (como estava a fazer com outra bebé que tinha no colo), como eu não queria dar-lhe suplemento aguentei e dei maminha à Beatriz sempre que ela chorava. Resultado, vim para casa com os mamilos todos feridos, e no inicio a Bé não queria mamar com os bicos de silicone, um sofrimento. Felizmente que a minha mãe percebeu que sempre que ela chorava não era porque tinha fome mas porque queria estar a chuchar e até lhe sabia bem se corresse alguma coisa, mas passamos a dar-lhe a chucha e ela aguentou-se e uns dias depois também se habituou a mamar com os bicos de silicone. Neste momento, já estou bem melhor, apesar de ainda não estar completamete bem dos meus mamilos.

Desde que nasceu que a Beatriz não adopta a posição fetal, pelo contrário, gosta de dormir com os braços todos abertos, isto faz com que não goste de dormir na alcofa. Sempre que a colocamos lá reclama pois não tem espaço suficiente para se alargar.

Uma coisa que a Beatriz adora é de estar com as pernas ao léu. Sempre que lhe vamos mudar a fralda fica toda contente a dar as perninhas. Mas não gosta quando lhe limpamos o pipi com dodots, deve ser porque esta frio, tenta sempre fechar as perninhas, faz cara feia e normalmente dá dois ou três espirros.

Outra coisa que a Bé adora é brincar com o pai. O Gasparzinho baloiça-a, abana-a, tudo com muita cuidado e devagar, mas ela gosta imenso, arregala os olhos e esboça sorrisos. É um espetáculo vê-los juntos a brincar.
Entretanto de Paris chegou mais uma encomenda para a Beatriz (eu não digo que a minha filhota vai ficar super fashion) desta vez dos primos Hugo, Cila e Luís



E hoje recebeu mais presentes, da tia Lisete


e da família Medeiros



E porque hoje é dia de S.Valetim quero deixar aqui uma mensagem ao Gasparzinho: Amor, amo-te muito (passe a redundância) e tenho um grande orgulho em ti. Acho que és uma pessoa maravilhosa, com um coração enorme e um pai extremoso. Não podia ter escolhido melhor marido e a nossa filha tem o melhor pai que alguém poderia ter. Adoramos-te!