quinta-feira, 29 de maio de 2008

Consulta dos 4 meses

Pois é, hoje a Beatriz foi ao médico, e está óptima, segundo palavras da própria médica. Já mede 62 cm e pesa 6,860kgr. A pediatra disse também que esta bastante desenvolvida ao nível psicomotor.

A Beatriz vai também diversificar a sua alimentação, assim, apartir de dia 9 de Junho vai passar a comer sopa. O motivo de só começar a comer sopa daqui a uma semana e meia tem a ver com o facto de eu começar a trabalhar amanhã e a médica não quer grandes alterações e novidades de rompante na vida da menina, para não ser tudo uma grande confusão para ela. Assim, já chega, apartir de amanhã, estar muito menos tempo com a mãe.

Ainda em relação a irmos começar a dar-lhe a sopinha, a médica disse para começarmos com a sopa de alface, e depois passar para a sopa de agrião, mas para darmos o mesmo sabor durante 1 semana, não só para ver se a Bé faz alergia ao novo alimento, como também para ela apurar o paladar.

A Drª deu-nos um folheto com informação muito útil.


Uma informação que acho útil é em relação à sopa (caldo de legumes) para bebés e passo a transcrever:
-a composição do caldo de legumes deve ser muito simples de início:batata, cenoura ou abóbora e 1 único legume verde;

-os primeiros legumes verdes devem ser: alface, agrião, alho francês, feijão verde;

-durante as primeiras 4 semanas o legume deverá ser sempre o mesmo em cada semana;

-legumes a introduzir mais tarde: couve flor, nabo, espinafre, nabiça, couve lombarda e brócolos;

-deite 1 fio de azeite no fim sem deixar ferver (azeite cozido faz mal ao seu bebé);

-o caldo deve ser fluido e passado, inicialmente com a varinha mágica e mais tarde (16/18 meses) com o "passe-vite"


Disse ainda para iniciarmos as papas dia 9 de Julho, ou seja, um mês depois de termos dado início à sopa, e para começarmos com as papas da Nutribén primeira papa ou Nutribén biberon, antes sem glúten. Acrescentou também para não darmos a papa no biberon mas sim à colher.

Perguntei-lhe ainda se podia usar na bebé aqueles roll-on contra melgas e mosquitos, ela disse que sim mas para colocarmos em sitios onde a Beatriz não lhe chegue, como nos calcanhares, na parte de trás do pescoço e nas costas.

E como já perceberam, amanhã começo a trabalhar e já estou cheia de saudades da minha filha (é a isto que se chama sofrer por antecipação). Ela vai ficar com os meu pais, e sei que vai ficar muito bem, eu é que vou morrer de saudades dela.