segunda-feira, 31 de maio de 2010

28 meses

Hoje a Beatriz faz 28 meses, e esta tão crescida, até demais, ao ponto de já termos de começar a seleccionar os programas que vemos na televisão, para a filhota não estar a ver coisas que não são para a idade dela e que a possam perturbar pois já percebe tudo. Senão vejam, no domingo estava a dar um filme na tv em que uma mãe que tinha um filho real e um mecanico, e vai deixar este último na floresta, a Bé ficou tristissíma e muito aflita pois a o menino ficou a chorar e a mamã foi embora, mudamos logo de canal e dissemos que estavam a brincar ás escondidas. Foi a primeira vez que aconteceu, mas já passamos a ter mil cuidados com o que esta a dar na televisão.
Ontem depois de jantar foi andar nos carróceis, e para virmos embora é que foi pior, que a Beatriz queria andar mais, principalmente no que andava mais depressa, mas ela não teve medo nenhum, aliás ficou tudo a olhar para ela pois crianças maiores pediam para os pais irem com elas, mas a minha filhotinha ia sozinha e muito satisfeita, é uma destemida!

E eis o que escolheu como presente por mais um mesinho (mas em vez de fazer o puzzle, empilhava os cubos e depois desmanchava a coluna, assim é que teve graça)

Quarta-feira, 26 de Maio de 2010

Este dia vai ficar marcado para sempre nas nossas vidas por um bom e por um mau motivo.
O bom foi que a Beatriz desde esse dia deixou de usar fraldas durante dia, nem mesmo quando dorme a sesta. Desde que o tempo começou a aquecer começamos a habitua-la a fazer xixi no bacio e a andar sem fraldinha, até que na quarta-feira passada não lha colocamos, foi passear, almoçou, foi ao café, dormiu a sesta, foi passear novamente e sempre sem a fralda. Quando quer fazer as suas necessidades, dentro de casa já vai sozinha, baixa as cuequinhas e faz, se estamos na rua pede para fazer.
Foi um processo muito natural, tal como aconteceu com o desmame, não houve stresses, nem imposições, claro que ocorreram alguns descuidos (alguns dos quais por culpa nossa que não percebiamos logo o que a Bé estava a pedir e quando chegavamos com o bacio já era tarde, então passamos a deixar o bacio num sítio acessível e foi assim que se habituou a ir sozinha), mas nunca lhe ralhamos, pelo contrário, dissemos sempre que não fazia mal, que se limpava e que se voltasse a acontecer não havia problema, mas para aguentar sempre mais um pouquinho.
De noite ainda usa fraldinha, mas na maioria das vezes, de manhã, esta sequinha, e ontem já nos disse que não queria dormir com a fralda, mas não quissemos arriscar (pois a maioria das vezes não significa sempre), e quando adormeceu colocamo-la, fazemos a experiência no fim de semana (custa menos andar a trocar lençóis às 4 da manhã se no outro dia pudermos dormir até mais tarde!).
Em relação ao motivo mau, vai marcar-nos para sempre, mas não me apetece escrever sobre isso, quem sabe um dia...