terça-feira, 1 de março de 2011

Da natação

Desde os 3 anos que a Beatriz mudou de classe na natação. Agora a aula é num local da piscina onde tem pé e já não tem nenhum adulto a acompanha-la.

Aquando da transição ainda entra o pai ou a mãe, mas não participa da aula, fica afastado, serve apenas como ponto de referência para a criança, para que não se sinta insegura pois tem por perto alguem em quem confia, uma vez que esta no meio de "desconhecidos", uma professora nova, uma auxiliar nova, coleguinhas que já conhecem os jogos e as brincadeiras e que já estão mais habituados ao funcionamento da aula e para que a criança se vá habituando gradualmente a estar dentro da piscina sem o pai e a mãe.

Felizmente que para a Beatriz foi uma transição muito pacifica, desde a primeira aula que ficou lindamente com a professora e os outros meninos (pois há lá crianças que não saie do colo dos pais, e mostram uma resistência incrível à nova aula), mas notei que de vez em quando olhava para o local onde eu estava para confirmar que eu ainda ali me encontrava.

E esta a adorar esta fase pois sente-se muito independente, ao fim e ao cabo, já pode estar dentro da piscina sozinha, sem ser ao colo de um adulto, e pode movimentar-se como entender, adora esta autonomia, e de poder brincar e jogar à vontade com os outros meninos, sem estar dependente de um adulto.