sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

3ª aula de PPP

Hoje tive a 3ª aula de PPP que se centrou em fazermos exercícios que a terapeuta já nós tinha ensinado, os de expulsão e os de respiração.

Os de expulsão treinamos sentadas e depois deitadas (com as pernas para cima, como se tivessemos o apoio das perneiras), mas nesta posição é dificil fazer a última parte, aquela em que temos de empurrar para o perineo, então convem o papá (ou quem vai assistir ao parto) elevar-nos o tronco, segurando-nos nas costas.

Se não tivermos ninguem a assistir ao parto devemos pedir que nos subam um pouco o encosto da cama.

Depois dos exercicios repetido várias vezes e da terapeuta ver, uma por uma, se estavamos a fazer tudo correctamente, passamos para a fase de esclarecimento de dúvidas.

Uma das mães quis saber se a decisão de alguns pais não darem certas vacinas (rubeola, sarampo) aos filhos era a mais acertada, ao que a terapeuta respondeu que realmente é preferível ter essas doenças na infância porque numa fase tardia pode trazer complicações, de qualquer das maneiras a vacina não cria imunidade a estas doenças, atenua é os efeitos dessas doenças.

A terapeuta forneceu-nos uma lista de material para levar para a maternidade, para a mãe e para o bebé, que tem alguns pontos em comum com aquela que eu elaborei (depois de uma pesquisa na net), mas como até tem dicas interessantes, num próximo post vou publica-la.

Também nos deu uma bolsinha com coisas da Nuk e disse-nos que tanto a chucha como o biberon tinham uma forma anatómica, o que é bastante importante para que o bebé não fique com o palato e os dentes "arqueados", ou seja, arredondados, pelo uso frequente destes dois objectos

Completando o enxoval

Ontem depois de ter estado a falar com a enfermeira Elsa (que me tem seguido durante a gravidez), decidi comprar mais algumas coisas da farmácia para juntar aos produtos da Beatriz.

A nível farmacêutico, só me falta comprar um produto para a prisão de ventre e cólicas, e estou indecisa entre dois: o bebegel (que me informaram que por vezes nem é preciso usar o gel, basta, com a ponta do tubo, colocar no rabinho do bebé que serve de clister, e também serve para libertar os gases se o tubo for cortado atrás) ou o gripe water (disse-me que é muito bom e que os bebés se costumam dar bem com ele. Este produto, em Portugal, só se vende em 2 farmácias, e uma delas é a farmácia Sacoor, em Oeiras).
Entretanto também comprei a escova para lavar os biberons. Optei por esta da Chicco porque também trás incluído uma escova para lavar tetinas e a pinça para pegar nos biberons esterelizados, é um 3 em 1 bastante compesatório.