sexta-feira, 23 de novembro de 2007

7 meses

Hoje é aniversário da barriguinha, faz 7 meses.

Neste momento o bebé mede 40,5 cm e pesa 1,6 kg. Já está completamente formado e a sua cabeça está mais proporcional ao corpo. Nesta fase, começará a engordar um pouco mais. Já distingue a luz da escuridão. É provável que já esteja de cabeça para baixo.
Nesta altura o organismo retém mais líquido, a circulação não fluí como dantes; resultado: pernas, tornozelos e pés inchados (não sofro muito deste mal, só um ligeiro inchaço ao fim do dia). O útero bastante aumentado de volume pressiona o diafragma, causando falta de ar (por vezes acontece-me); a azia volta, e então podem sentir-se cãibras, principalmente à noite (ainda não tive nem uma coisa nem outra).

Ontem de noite acabei de enfeitar o caixote de lixo que é para colocar no quarto da Beatriz, e este foi o resultado final:

Entretanto já comecei a fazer as malas para levar para a maternidade. Decidi levar uma mala só com as coisas da bebé e um saco para a minhas coisas. Este saco tem de cada um dos lados um compartimento, e se abrirmos o fecho todo, este separa-se do saco e é uma mochila. Uma das mochilas servirá para colocar os meus objectos de higiene pessoal e a outra para os da Beatriz. Assim é prático, pois quando tivermos a necessitar das coisas é só pegar nas mochilas e leva-las, quando ja não forem necessárias, voltam-se a juntar ao saco, assim nem andam espalhadas e é mais fácil transportar.

Para preparar a mala elaborei uma lista com todas as coisas que penso serem necessárias levar para a maternidade (se me esquecer de alguma coisa de certeza que alguém ma trará o quanto antes).
Esta lista foi elaborada tendo por base várias outras listas que fui encontrando ao longo das minhas pesquisas (mas não quer dizer que esteja correcta por isso agradeço os vosso comentários caso vejam que me esqueci de alguma coisa ou se acham que algo não é necessário):

Para a bebé:1 conjunto de saída
3 babygrows
3 camisolas interiores
3 pares de meias
2 pares de botinhas
3 casaquinhos
1 touca ou gorro
1 manta
4 babetes
4 fraldas de pano
Chupeta esterelizada+porta chupeta
1 escova ou pente
1 corta-unhas ou tesoura
1 loção hidratante
1 óleo protector
1 caixa de toalhetes
1 pacote fraldas descartáveis
toalha de banho

Para a mamã:Boletim de grávida
Documentos de identificação
Exames efectuados durante gravidez
2 soutiens de amamentar
1 robe
3 camisas de noite de abrir à frente
1 embalagem de pensos ultra absorventes
1 caixa de discos absorventes
1 caixa de bicos de silicone
8 cuecas descartáveis
1 cinta pós parto
Chinelos
Meias
Relogio
Máquina fotográfica
Sacos plástico p/roupa suja
Muda de roupa para saida
Creme contra gretas
Cremes pós parto
Hidratante p lábios
Objectos de higiene pessoal
Toalhas
Livros e revistas
Mp3


Hoje foi à minha 1ª aula de PPP e gostei bastante. Parece-me que a a Beatriz també gostou, pois estava numa grande agitação.

A aula de hoje serviu para nos apresentarmos e falarmos das maleitas de que estamos a sofrer na gravidez. Para cada uma delas a terapeuta apresentou uma (possível) solução. Vou deixar-vos aqui essas dicas, apesar de um não sofrer de muitas delas, pode sempre ajudar quem esteja a ler o post. Assim:

-Azia: dormir com a cabeça mais elevada; comer amêndoas; comer bolachas

- Dores nas costas: dormir com uma almofada debaixo da barriga e outra entre as pernas; e fazer alguns exercícios:

Em pé, coma as pernas ligeiramente flectidas, enrolar e desenrolar a zona da anca. Repetir

Com as mãos e os joelhos apoiados no chão, esticar a cabeça e empurrar a barriga na direcção do chão, depois enrolar a cabeça na direcção da barriga e arquear as costas para o tecto. Repetir.

Ainda com as mãos e os joelhos no chão, banlançarmos o corpo para a frente e para trás, quando vamos atrás, sentar mesmo em cima das pernas. Repetir.

-Edemas (inchaços): elevar as pernas todos os dias durante pelo menos 10 minutos
-Insónias: ensinou-nos um exercício de relaxamento que disse para também utilizarmos na altura do parto. Este exercício consiste básicamente em concentrarmo-nos em cada parte do nosso corpo. Deitadas, pode ser de lado com uma almofada entre as pernas e outra debaixo da barriguinha, fechar os olhos, e respirar fundo, depois pensar nas nossas mãos, abri-las, coloca-las numa posição sem estarmos a fazer força, deixa-las moles, relaxadas e sentir isto durante algum tempo, e fazer isto com as outras partes do corpo, até aos pés.
Outra coisa que a terapeuta disse foi para fazermos os exercicios de Kegel, todos os dias e várias vezes ao dia para exercitar o perineo, e depois do parto para continuarmos a fazer os exercicios. Estes são bons, não só para o momento do parto, em que o períneo, estando mais exercitado, pode acabar por não romper(nem ser cortado) mas também para prevenir a incontinência urinária.
Outra informação que nos deu foi de não usarmos a cinta pós parto , pois ao estar a fazer força, também, nos ossos da ancas, pressiona-os na zona da barriga, não os deixando fechar-se na zona da vagina, podendo provocar incontinência. A terapeuta mostrou-nos esta situação num esqueleto e realmete faz sentido. Para que o útero vá mais depressa ao lugar o melhor é dormir de barriga para baixo (isto para quem tem um parto normal). O útero demora entre 30 a 40 dias a voltar ao lugar. (Sobre esta questão da cinta fiquei com alguma dúvidas, vou ter de falar com a minha médica).