quarta-feira, 5 de março de 2008

1º aula Pós-parto

Ontem eu e a Beatriz fomos à nossa primeira aula pós-parto, que foi dedicada a cada uma de nós relatar o seu parto e as primeiras semanas como mãe, a falar do nosso bebé e a tirar algumas dúvidas.

Eu, que desde 2ª feira que estava com dores no peito esquerdo, fiquei a saber que estou com uma obstrução mamária, ou seja, a glândula mamária intupiu. Tenho essa parte do peito dura e muito vermelha, então a terapeuta pediu logo para trazerem gelo para eu colocar. Esta é uma das maneiras de solucionar este problema, outras soluções são:
-aleitar mais frequentemente, iniciando pela mama mais obstruída
-espremer delicadamente a mama durante a mamada, inclinando-se para o bebé, para facilitar a abertura dos ductos bloqueados, "amaciar" a mama e depois estimular o bebé a sugar
-efectuar pachos locais quentes para facilitar a saída do leite
Se entretanto ficar com febre aí tenho de ir ao mé dico para tomar antibiótico, de qualquer das maneiras, para já, posso continuar a amamentar.

Entretanto, na 2ªfeira a Beatriz foi ao médico, para a consulta de primeiro mês. Está tudo bem com a minha bebé que continua a crescer já mede 54 cm e pesa 4170grs. A médica receitou o Vigantol para ela tomar que é vitamina D.
Na próxima consulta, dos dois meses, tenho de me preparar pois vão lhe ser dadas algumas análises, até lá nem vou pensar nisso.