sexta-feira, 16 de setembro de 2011

1ªaula de preparação para o parto

Ontem tive a minha primeira aula de preparação para o parto e que se baseou essencialmente em nos apresentarmos, somos 12 grávidas, e dizermos quais as nossas maleitas, e segundo o que cada uma se queixava a terapeuta ia-nos dando dicas:
- pés/pernas inchados: elevar as pernas diariamente mas não por muito tempo
- azia: beber um golinho de água ou leite frios, comer amêndoas com casca
- dores nas costas: quando estamos sentadas colocar uma almofada em rolo junto da lombar. Também nos ensinou um exercício: sentarmo-nos na beirinha de uma cadeira (cuidado para não escorregarmos), pés bem apoiados no chão, costas direitas e primeiro esticarmos a barriga e depois encolhe-la, é a báscula da bacia. Outro exercíco é estarmos de pé e inclinarmo-nos para a frente e depois para trás o máximo que pudermos, até doer, aí paramos.

Também nos falou dos exercícios para os musculos do períneo e ao contrário do que aprendi quando estava grávida da Beatriz, já não os devemos exercitar quando estamos a fazer xixi, nem para descobrir os movimentos certos para exercitar estes músculos, pois devemos urinar de uma só vez para limpar bem a uretra e não apanharmos infecções urinárias. Agora existe outra forma de descobrir quais os exercícios corectos e como exercita-los. Deu-nos um folheto e vou deixar aqui a parte mais importante para que, eventualmente, outras grávidas possam usufruir desta informação:

Diga 33

33 semanas que eu e o Nuninho estamos muito juntinhos. Estamos bem, e acho que já sei porque ele não esta a engordar muito, é que tem passado as tardes aos saltos, não pára, mexe-se, e mexe-se e volta a mexer-se, e estica-se, e esperguiça-se, e mais uma mexidela. Têm sido tardes muito agitadas, uma verdadeira animação.