quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Amamentação

Ontem fui a mais um encontro de pais e desta vez o tema foi "Amamentação". Mais uma vez gostei bastante, e os temas abordados foram:

- A mãe deve amamentar o seu bebé pois o leite materno é o melhor alimento nos primeiros meses de vida do bebé. Todos os nutrientes que o bebé necessita estão presentes no leite materno e na quantidade exacta
.
-A amamentação também é benéfica para a mãe, pois, para além de ajudar a emagrecer mais depressa, também previne o cancro da mama e dos ovários, e o útero volta mais depressa ao seu estado normal.

- A mulher deve saber que tipo de mamilo têm para poder prepara-lo para amamentar o bebé. Existem 3 tipos de mamilos: os normais (aqueles que com o dedo p0legar e o indicador conseguimos segura-lo), os planos e os invetidos. Para saber quais são os seus convem primeiro estimular os mamilos e ai já fica a saber (mas atenção, não deve estimular muito os mamilos durante a gravidez, só mesmo neste caso). Se os seus mamilos são normais não tem de se preocupar, caso não sejam deste tipo, convem fazer diariamente uma massagem, em que com o dedo indicador e o pulgar à volta do mamilo, vai empurrando a mama contra si. Se mesmo assim os seus mamilos não se tornarem do tipo normais pode sempre colocar uma aréola de plástico entre a mama e o soutien, que vai pressionar a mama e fazer com que o mamilo saia. Esta utilização deve ser gradual, começar com uma hora por dia e ir até ao máximo de 8 horas. Estas aréolas podem ser compradas na PréNatal.

- Durante a gravidez todo o corpo deve ser hidratado, incluído as mamas, para facilitar a amamentação e prevenir as gretas
.
-Só após 30 minutos do parto e da saída da placenta é que a mulher passa a ter um líquido nas mamas, chamado de colostro. Este tem muitos nutrientes e deve ser dado ao bebé até uma hora após o nascimento.

-Dois a quatro dias após o parto é que se dá a descida do leite, por isso convem nesta altura moderar a ingestão de líquidos, deixar mesmo de beber àgua (mas só nesta altura), evitar comer alimentos muito salgados, para não ter muita sede, comer menos sopa, tudo isto para que este processo não seja tão doloroso.

-O bebé deve mamar sempre que quiser e o tempo que quiser, mas o habitual é que mame de 2 em 2 horas ou de 3 em 3, ou seja, deve mamar entre 8 a 12 vezes ao dia

-Se o peito encaroçar, ou seja, ficar duro como pedra, e, passadas as 3 horas da última mamada, o bebé não acordar, devemos acorda-lo para o amamentar (não sei se isto estará muito correcto, devemos mesmo acordar o bebé para mamar? agradeço a quem tenha mais experiência ou informação que me elucide nesta questão), para ver se o peito volta ao normal e não corrermos o risco de deixar de amamentar, uma vez que com menos mamadas o peito fica cada vez mais rijo e o bebé deixa de conseguir mamar. Pelo contrário, quanto mais dermos de mamar mais o leite fluí e mais leite temos.

-Neste casos em que o peito se encontra duro, antes de amamentar convem tomar um banho de àgua morna ou fazer uns pachos de àgua morna e depois fazer uma massagem.

-Esta massagem consiste em pressionar, com os dedos, os nódulos do peito em movimentos circulares. Depois de repetir esta operação em todos os nódulos, deve, com as duas mãos, agarrar a mama na base, fazendo com as mãos um circulo em volta dela, e ir pressionando até ao mamilo, e repetir algumas vezes.

-Para amamentar a mãe deve estar bem sentada, numa posição confortável, e pode auxiliar com uma almofada para colocar no colo e assim, além de não ter de suportar com o peso todo do bebé, ainda fica com uma mão livre. Esta mão poderá servir para suportar a mama ou seja, pode coloca-la debaixo da mama e afastar um pouco do queixo do bebé , mas nunca prender a mama como se a mão fosse uma pinça, pois assim vai estar a comprimir os canais e o leite deixa de fluir tão bem.

-O sucesso da amamentação também tem a ver com uma boa pega, mas deve ser o bebé a descobrir como gosta mais de mamar. Mas convem a mãe perceber se o bebé esta mesmo a mamar ou só a chuchar. Umas das formas de ver é que a mamar o bebé mexe os maxilares e inclusive as orelhinhas. Outra forma é que a mamar o bebé tem de abrir bem a boca e tapar toda a aréola por baixo, se isto não acontecer e o bebé apenas pegar no mamilo é porque o bebé apenas esta a chuchar.

-Existem várias posições em que se pode amamentar o bebé mas em qualquer uma delas o bebé e a mãe devem estar sempre barriga com barriga. Nunca, por exemplo, colocar o bebé de barriga para cima e vira-lhe a cabeça.

-Umas da posições é a mãe sentada a segurar nos braços o bebé à sua frente

-Também pode amamentar o seu bebé deitada, utilizando sempre o peito que está por baixo

-Outra posição é ter o bebé de lado, isto é, o bebé esta a mamar e as suas pernas contornam o corpo da mãe, as pernas do bebé estão direccionadas para as costas da mãe

-Convem não amamentar o bebé sempre na mesma posição, pois isto faz com que se utilize sempre os mesmos canais, fazendo com que a parte da mama em que os canais não são utilizados, fique dura e com nódulos.

-O bebé deve mamar uma mama até ao fim e sabemos que chegou ao fim quando ela ficar leve, depois a mãe deve oferecer a outra mama pois pode ser que o bebé ainda não esteja satisfeito.

-No início da mamada o leite parece mais aguado e líquido, o que é normal, no fim é que já é mais grosso e consistente pois já contem mais gordura, daí a importância de dar a mama até ao fim e de começar uma mamada na mesma mama em que terminou a última (pois, caso tenha sobrado algum leite da última mamada, o bebé ainda vai mamar um leite rico em gordura que é essencial ao seu desenvolvimento).

-Para sabermos se o bebé esta a alimentar-se bem temos de estar atentas a várias coisas. Uma delas é ver se o bebé faz cocó todos os dias (há bebés que após cada mamada fazem, mas basta que o bebé faça todos os dias para sabermos que está tudo bem) e a cor que tem (o primeiro cocó do bebé é sólido e muito escuro, quase preto, apartir daí começa a ficar mais liquido e mais castanho, passando a verde e depois quase a amarelo).

-Uma maneira de ver se o bebé se alimenta bem é através do chichi. O bebé deve urinar várias vezes ao dia e a sua urina deve ser um amarelo pálido e não deve ter um odor forte.

-Outra das formas é o bebé aumentar de peso.
-Mas não pense que o seu bebé esta a alimentar-se mal ou esta doente quando na primeira semana de vida ele perder peso. É normal que isto aconteça pois o bebé vai deixar de reter liquidos.

-Se o bebé deixar de ser alimentado pelo leite materno e começar a ser por leite artificial é normal que aumente o tempo em que o bebé esta sem comer. Isto não quer dizer que com o leite da mãe o bebé ficasse com fome, o que acontece é que o leite materno é mais facilmente e rapidamente digerido, com o leite artificial o bebé demora mais tempo a fazer a digestão.

Penso que não me esqueci de nada, pelo menos o essencial ficou aqui. Assim quando me esquecer de alguma coisa posso sempre vir aqui e consultar. Espero que também vos possa ser útil com estas dicas.

No fim do dia ainda enfeitei uma fraldinha para a minha menina, utilizando a técnica do guardanapo