sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Não sou capaz de ficar indiferente


E por isso contactei uma amiga que trabalha no Conselho Português de Refugiados para saber como posso ajudar, ela enviou-me um e-mail que podem ler abaixo:



"Cara * Gaspar,


Gostaríamos, antes de mais, de agradecer a sua manifestação de solidariedade para com a grave crise de refugiados que o mundo, actualmente, enfrenta.

Foi com enorme satisfação que vimos que o apelo que o Conselho Português para os Refugiados (CPR) fez à Sociedade Civil e a todos os portugueses para um esforço nacional no acolhimento de refugiados está a mobilizar centenas de pessoas!

Tomámos nota da sua manifestação interesse e entraremos em contacto consigo, assim que tenhamos mais informações sobre a recepção e acolhimento destes 1.500 refugiados (a qual está pendente de decisão do Governo português).

Para além da questão supra citada, e no que diz respeito ao trabalho diário efectuado pelo Conselho Português para os Refugiados (CPR), informo que o CPR dispõe de dois Centros de Acolhimento, onde diária e espontaneamente são acolhidos outros refugiados que continuam a chegar ao nosso país (os quais não fazem parte do grupo dos 1.500). 
À data de hoje, no nosso Centro de Acolhimento para Refugiados na Bobadela encontram-se 81 adultos (incluindo também famílias e crianças) e no Centro de Acolhimento para Crianças Refugiadas estão alojados 22 menores não-acompanhados refugiados.
Poderá obter mais informações sobre os nossos centros de acolhimento na nossa página www.cpr.pt, clicando em "Equipamentos" no topo da página.

Caso pretenda ajudar estas pessoas requerentes de asilo e refugiadas que já se encontram em Portugal, o CPR aceita donativos de roupa (sobretudo, temos sempre necessidade de roupa e calçado de homem, tamanhos grandes; mas, também, de senhora e criança), utensílios de cozinha, móveis em segunda mão, géneros alimentares, produtos de limpeza, brinquedos, etc.

Estes donativos podem ser entregues no nosso Centro de Acolhimento para Refugiados na Bobadela (http://refugiados.net/mapas/car-mar13.html) ou no Centro de Acolhimento para Crianças Refugiadas em Lisboa (http://refugiados.net/mapas/cacr-mar13.html), que funcionam 24 horas (com vigilante na recepção, com quem poderá deixar as doações).

Espero ter respondido às suas dúvidas. Mas, pff., não hesite em nos contactar, caso seja necessário.
 
Com os nossos melhores cumprimentos,

( )
Coordenadora de Projecto"


Outras formas de ajudar:

UNICEF
“Com 7€ por mês pode fornecer 264 saquetas de PlumpyNut, um alimento terapêutica especial para crianças gravemente mal nutridas”.
A doação pode ser feita online, na página do Fundo das Nações Unidas para a Infância. Podem ainda fazê-lo por multibanco, através do NIB: 0033 0000 0000 3196 2082 8 ou do IBAN: PT50 0033 0000 0000 3196 2082 8.
Caso prefira fazer o donativo por cheque, deverá fazê-lo para a seguinte morada: Comité Português para a UNICEF, Av. António Augusto Aguiar, 21 -3E, 1069-115 Lisboa.



 A Agência das Nações Unidas para os Refugiados disponibiliza na sua página uma aplicação para donativos monetário. Estão fixos valores de 5, 10 e 20 dólares. No entanto, se desejar contribuir com uma quantia maior ou menor também o poderá fazer.


 A organização internacional da Igreja Católica possibilita três formas de fazer o donativos: transferência bancária ( NIB - 0036 0071 99100093831 32), cheque via correio ou pessoalmente (Rua Rogério de Moura, Lote 59, Alto do Lumiar, 1750-342 Lisboa).



Ayland Kurdi Fund
O fundo criado esta quinta-feira é uma singela homenagem ao menino sírio que morreu afogado. “Crianças como o Aylan e o irmão são, por demasiadas vezes, desiludidas pela humanidade”, lê-se na página.
A angariação funciona através da plataforma Just Giving e pode selecionar o valor que desejar.

 ACNUR
A Agência das Nações Unidas para os Refugiados aceita voluntários e estagiários. No primeiro caso, encontrará mais informação aqui. Relativamente aos estágios, que têm a duração de seis meses, pode apresentar a sua candidatura aqui.

 Amazon
A Amazon disponibiliza uma lista de produtos que podem ser adquiridos online por qualquer pessoa. Depois, as compras são enviada a 17 de Setembro para Calais e para a Grécia.

In Expresso