sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

3ª aula de PPP

Hoje tive a 3ª aula de PPP que se centrou em fazermos exercícios que a terapeuta já nós tinha ensinado, os de expulsão e os de respiração.

Os de expulsão treinamos sentadas e depois deitadas (com as pernas para cima, como se tivessemos o apoio das perneiras), mas nesta posição é dificil fazer a última parte, aquela em que temos de empurrar para o perineo, então convem o papá (ou quem vai assistir ao parto) elevar-nos o tronco, segurando-nos nas costas.

Se não tivermos ninguem a assistir ao parto devemos pedir que nos subam um pouco o encosto da cama.

Depois dos exercicios repetido várias vezes e da terapeuta ver, uma por uma, se estavamos a fazer tudo correctamente, passamos para a fase de esclarecimento de dúvidas.

Uma das mães quis saber se a decisão de alguns pais não darem certas vacinas (rubeola, sarampo) aos filhos era a mais acertada, ao que a terapeuta respondeu que realmente é preferível ter essas doenças na infância porque numa fase tardia pode trazer complicações, de qualquer das maneiras a vacina não cria imunidade a estas doenças, atenua é os efeitos dessas doenças.

A terapeuta forneceu-nos uma lista de material para levar para a maternidade, para a mãe e para o bebé, que tem alguns pontos em comum com aquela que eu elaborei (depois de uma pesquisa na net), mas como até tem dicas interessantes, num próximo post vou publica-la.

Também nos deu uma bolsinha com coisas da Nuk e disse-nos que tanto a chucha como o biberon tinham uma forma anatómica, o que é bastante importante para que o bebé não fique com o palato e os dentes "arqueados", ou seja, arredondados, pelo uso frequente destes dois objectos

3 comentários:

MariaVicente disse...

é verdade, essas são as melhores tetinas e chuchas, mas nem todos os bebes gostam, mas convem serem as 1ªs a serem experimentadas, pode ser que pegue. eu adoro a marca, o biberon q está ai é igual ao q usei da 1ªvez, mas mais estreito, ainda existe passado 3 anos e tal, muito resistente.
o bebegel usei logo ao 10º dia, por isso digo p comprares, o outro não usei.
beijinho e tudo de bom p vos

Sofia e Pedro disse...

Olá, o estojinho da Nuk é, de facto, uma prendinha útil. A Joana não apreciou muito a forma da tetina mas, lá está, depende dos gostos de cada bebé.
Beijinhos, Sofia, Pedro e Joana

Maria José disse...

Que prendinha tão jeitosa, amiga já viste que está tão perto de conhecermos as nossas princesas, aí.
bjs