quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Última aula de PPP

Hoje tive a minha última aula de preparação para o parto, e já eramos tão pouquinhas!

Isto deve significar que todas as outras já devem ter tido os seus rebentos, apesar de só uma ter avisado a terapeuta. Pois, a terapeuta disse-nos para quando tivessemos os nossos filhotes a avisarmos para ela depois marcar o inicio do curso pós-parto. O cuso terá início um mês após o nascer o último bebé das mamãs que estiveram nestas aulas de PPP, e segundo a terapeuta, esse bebé é o meu!

Será que a Beatriz se vai guardar para o fim? Se for como o pai, só nasce às 42 semanas!!!E se assim for ainda faltam 4 para ter a minha bebé ao colo...Ai que ansiedade...

A aula de hoje serviu essencialmente para tirarmos dúvidas. As minhas principais dúvidas prendem-se com as contracções, pois não sei se as dores que às vezes sinto na bexiga, e outras vezes na barriga, de lado, se já são contracções ou não. Tenho receio de não as saber identificar, apesar de todas as pessoas me dizerem para não me preocupar, pois quando aparecerem saberei!?!

Entretanto ensinou-nos a fazer alguns exercícios para depois do parto e que podemos começa-los a fazer logo na sala de partos (!):

-se tivermos os pés inchados, então devemos roda-los primeiro para um lado depois para o outro, e também mexe-los para a frente e para trás.

-devemos também fazer os exercícios para o períneo, através dos exercícios de Kegel, apesar de sentirmos tudo mole e de acharmos que não estão a fazer nada
-fazer a báscula da bácia mesmo deitadas


-e ainda deitadas e com as costas totalmente apoiadas levantar a cabeça e uns dias depois, ligeiramente os ombros, mas num ângulo muito pequeno

Voltou a lembrar-nos que dormir de barriga para baixo ajuda muito o útero a voltar ao lugar.

7 comentários:

gaiatA disse...

Também conc0rdo c0m o que as pessoas te dizem s0bre as c0ntracções, p0rque são intensas e não c0nfundimos aquela d0r c0m mais nenhuma! Desc0ntrai linda..

Eu n v0u ter aulas de PPP..
beijOcas*

MariaVicente disse...

vais conseguir sim mama, são diferentes de tudo o que já sentis-te. muito bons os exercicios, continua a fazer em casa se puderes.
tudo de bom para ti.beijinho

Mara disse...

Está tão perto... imagino a tua ansiedade!
Beijocas

Sofia e Pedro disse...

Já a última APP?!Como o tempo voa!
Vai correr tudo muito bem e a Bia irá ficar por aí por mais duas semanitas!Eu acho que ela vai nascer mesmo nas 40 semanas :-)
Beijinhos, Sofia, Pedro e Joana

Maria José disse...

Estamos mesmo muito perto,que ansiedade que estou.
bjs

Mary / Baby boom disse...

Está a chegar a horinha :)

Tanita disse...

Como estamos?
Tudo bem?